TRANSPARÊNCIA
TUA História
A TUAessence nasceu na Costa Rica, em fevereiro de 2015, após viagem divisora de águas com mais 7 amigas, em que eu, Fernanda Lopes Lima, designer de moda mineira, me encantei por um vilarejo de praias paradisíacas, no meio da selva costarricense e decidi criar uma marca de Moda Praia, para dividir com o mundo minha paixão pela natureza.
É uma marca slow fashion, autoral, vegana, eco e fairtrade, orgulhosamente produzida no Brasil, de maneira ética, por mãos de mulheres valorizadas, com tecidos biodegradáveis de proteção solar UPF80. Todos os biquínis e maiôs são dupla face, a fim de torná-los mais versáteis e atender, assim, de forma mais abrangente à demanda de consumo das clientes. Nossas numerações vão do tamanho 34 até o 48.
As estampas são exclusivas e impressas com pigmentos atóxicos e não poluentes à base de água. Elas são desenvolvidas em parceria com artistas plásticos, com o intuito de exaltar a arte, bem como a economia colaborativa e do cuidado.
Valorizamos o consumo consciente, portanto produzimos em pequenas quantidades e somente uma coleção ao ano, otimizando o aproveitamento dos tecidos e diminuindo o resíduo têxtil. Os eventuais retalhos são reaproveitados para elaboração de outras peças de artesanato ou destinados a instituições beneficentes que os utilizam para o mesmo fim.
As embalagens e etiquetas também seguem nossa conduta de respeito ao meio ambiente. Não utilizamos plástico, só materiais biodegradáveis.
A missão da TUAessence é compartilhar e honrar a apreciação e respeito por tudo que é natural, ao trazer informações acerca da Indústria da Moda, sensibilizando o público para uma nova consciência ambiental e possibilitando, dessa forma, a criação de hábitos de consumo mais sustentáveis; buscamos sempre fortalecer o empreendedorismo feminino, a mão de obra local e incentivar a cultura do feito à mão, com muita TUA - Transformação, União e Amor.
É TUDO PENSADO PARA GERAR O MÍNIMO IMPACTO AMBIENTAL E MÁXIMO IMPACTO SOCIAL E AFETIVO!
Se sustentabilidade e colaboração também são a TUA praia, vem com a gente nessa revolução!
Fernanda Lopes Lima é graduada em Design de Moda pela Universidade Fumec - MG, pós graduada em Arte Contemporânea pela Universidade Guignard - UEMG e mestre em Moda pelo Istituto Marangoni Milano.
Sempre atuou no campo da moda, porém nunca com Moda Praia. Foi numa viagem, no final de 2014, para um vilarejo de pescadores de 2 mil habitantes chamado Santa Teresa, na Costa Rica, que ela se apaixonou por aquele paraíso banhado pelo Pacífico e resolveu trabalhar com biquínis, para viabilizar sua mudança para lá.
Andando pela praia, numa manhã de temporada de chuva, as correntes vindas da Ásia trouxeram muito lixo. A areia estava cheia de plástico e Fernanda pegou um deles. Todas letras eram de idiomas asiáticos, então só compreendeu os números da data de validade do produto que um dia esteve ali... 1994! Esse plastiquinho que saiu de algum lugar na Ásia estava flutuando há mais de 20 anos no mar e foi parar lá, naquela praia paradisíaca da Costa Rica.
Naquele momento, ela percebeu como responsabilidade socioambiental, valorização da mão de obra e do empreendedorismo feminino, economia colaborativa, consumo consciente e um planeta saudável andam juntos e um, sem o outro, perde força e sentido.
Estudou muito para aprender mais sobre os impactos da Indústria da Moda e Tecnologia Têxtil e comprometeu-se a fazer uma moda limpa, respeitosa, justa, empática e inclusiva.
NÓS FAZEMOS SEUS TUAs
Selma (Modelista)
Fernanda (Fundadora e Designer da TUA)
Lezilda (Pilotista)
Sílvia (Adm Produção)
OBS: Faltaram Gleice (Costureira) e Paula (Crocheteira) na foto
BIODEGRADÁVEL
O Light-(CO2)®, tecido usado pela TUAessence, é tecnologia brasileira e pioneira no mundo, desenvolvido pela Santaconstancia®. Foi o primeiro artigo de malharia a ser produzido com o fio de nylon 6.6 biodegradável AMNI Soul Eco®, pesquisado e criado pela Rhodia®, uma empresa do grupo Solvay®.
A formulação deste fio foi aprimorada para permitir que roupas feitas a partir dele se decomponham* rapidamente, após descarte em aterros sanitários, transformando-se em biogás e biomassa. A decomposição que antes demorava décadas para ocorrer no nylon (nome genérico da poliamida), neste caso, ocorre em até 3 anos, quando descartado corretamente, nas condições de umidade, temperatura, gases, bactérias e baixo nível de oxigênio de um aterro sanitário. Ou seja, sua durabilidade e vida útil em nada deixam a desejar em comparação à poliamida convencional, já que não se trata de um artigo oxo-biodegradável (que sofre degradação no contato com oxigênio).
Com visual suavemente texturizado e estrutura elástica, o Light-(CO2)® é uma malha de extremo conforto, maleabilidade e frescor, de toque macio e agradável, ideal para uso diário em peças de moda praia e fitness.
Sua tecnologia antiodor permanente inibe a proliferação de bactérias e está presente no fio, portanto não sai quando a peça é lavada e possibilita, assim, a diminuição do número de lavagens. Já a tecnologia Easy Care dispensa a passação do tecido. A manutenção de uma roupa é responsável por cerca de 40% do impacto ambiental gerado pela mesma, já que seus cuidados domésticos (lavagem e passação) contribuem pra emissão de CO2. Estas tecnologias propiciam um menor gasto de água e energia, ajudando na preservação do nosso planeta.
O Light-(CO2)® tem proteção UV 50+ conforme protocolo da ARPANSA Standard AS/NZS4399. Neste protocolo, as amostras são testadas a seco, no tecido tinto e não esticado. Contudo, através de estudo realizado pela Santaconstancia® em parceria com a Rhodia® Solvay®, testes na amostra esticada e molhada (Stretch + Wet®), resultaram no fator de Proteção UV 80.
Este tecido é isento de produtos tóxicos para a pele humana conforme certificação internacional Oeko-Tex® 100 Classe I.
Com apoio técnico e parceria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, a Santaconstancia® faz uso sustentável da água industrial no processo de tinturaria e estamparia, permitindo a utilização de água de reúso e evitando o consumo de água potável. Além disso, as estampas exclusivas da TUAessence são feitas com pigmentos atóxicos e não poluentes à base de água.
*A composição do Light-(CO2)® é 90% Poliamida Biodegradável e 10% Elastano. A Poliamida, por si só, não possui elasticidade e, visto que não existe, ainda, um fio elástico que seja biodegradável, essa combinação se faz necessária. Assim sendo, o tecido apresenta 90% de biodegradabilidade e 10% de decomposição convencional de um polímero. Contudo, a TUAessence não faz uso de forros, bojos, etiquetas fixas ou qualquer outra substância e/ou material poluente, tóxico ou plástico. Inclusive nossas embalagens e etiquetas são feitas de materiais ecologicamente conscientes.
Fontes: